O setor imobiliário passou por diversas mudanças durante os últimos anos. Saindo desse cenário de crise, as expectativas são positivas diante de um cenário mais previsível. Com isso, estudiosos do mercado veem a tendência de clientes mais seguros e propensos à tomada de decisão para compra de imóveis. Por isso, é essencial conhecer as estimativas e tendências esperadas para o mercado imobiliário em 2023 para que sua imobiliária possa se alinhar às novas demandas desse setor. Neste artigo, a Vista mostra previsões para o próximo ano, números, perspectivas de compra e caminhos que podem apoiar a sua empresa a conquistar melhores resultados diante do cenário previsto. Confira!
Levantamentos realizados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostraram que 62% dos empresários do setor acreditam que o mercado imobiliário em 2023 estará um pouco ou muito melhor do que nos últimos anos.
Isso porque, ainda em 2022, 55% dos empresários do ramo imobiliário apontaram que as vendas de 2022 estiveram de acordo ou acima das metas previstas no início do ano.
Ou seja, com um cenário mais previsível, especialmente na economia, o mercado de imóveis está bem aquecido e tende a manter-se assim durante os próximos anos.
Desafios para imobiliárias e corretores Com números e estimativas em mãos, os profissionais da área precisam investir em captação de imóveis e de clientes para corresponder às expectativas de alta do setor.
De acordo com a mesma pesquisa da Abrainc, citada acima, as tendências do mercado apontam que, nos últimos 12 meses, 85% dos consumidores que adquiriram imóveis compraram unidades residenciais, sendo 69% para moradia e 16% para segunda residência ou imóvel de lazer.
Assim, é essencial que imobiliárias, incorporadoras e corretores conheçam o público com o qual lidam para saber quais tipos de imóveis eles buscam.
Além disso, tornou-se fundamental investir em atendimento personalizado, presença digital e tecnologias de automação para aproveitar melhor as oportunidades e chegar a quem ainda não conhece a sua empresa.
Como as novas gerações afetam o mercado imobiliário em 2023? No Conecta Imobi 2022, Danilo Igliori, chief economist da OLX Brasil e head do DataZAP, apresentou uma palestra na qual mostrou a preferência dos consumidores de acordo com vários fatores.
Os insights são valiosos e podem ajudar a mapear seu público e ações personalizadas para cada geração. Assim, os melhores perfis de compradores são:
57% são mulheres;
43% são homens.
Em relação às faixas etárias e gerações:
34% têm 59 anos ou mais: geração baby boomer e geração silenciosa;
50% têm de 39 a 58 anos: geração X;
14% têm de 27 até 38 anos: millennial;
1% têm até 26 anos: geração Z.
Assim, fazer uma análise minuciosa das aspirações e estilos de vida de cada geração pode ser um ponto fundamental para aumentar as vendas na imobiliária. Do mesmo modo, a forma como seu negócio se comunica com esses leads imobiliários também é decisiva para o fechamento de venda. Ou seja, esteja onde seu público está, fale a mesma língua que ele e ofereça diferenciais que façam com que ele prefira o seu produto.
Assim, fazer uma análise minuciosa das aspirações e estilos de vida de cada geração pode ser um ponto fundamental para aumentar as vendas na imobiliária.